O hall de atividades intelectuais e culturais integrantes do VI Colóquio Franco-Brasileiro de Estética propõe discussões contemporâneas no segmento das artes, em particular as imagens, a fotografia, a filosofia e os saberes do cotidiano popular, e reforça a importância das influências das relações Brasil-França, a partir de uma série de colóquios internacionais promovidos pelo Grupo Retina em Salvador desde 2004 (quando da realização do 1º Colóquio - O corpo da imagem e a imagem do corpo).
No ano de 2005 o II Colóquio discutiu as relações entre “Imagem e Interdisciplinaridade”; em 2006 foram discutidas no III Colóquio questões relacionadas ao “Barroco e suas Interfaces”; O IV Colóquio realizado em 2007 versou considerações acerca da temática “Artes Híbridas“ e, em 2008, realizamos o V Colóquio na Aliança Francesa abordando o tema “Imagem da Cidade e Corpo Político”. Todo o material apresentado nos colóquios foi publicado através da Revista Cultura Visual, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. O conteúdo do quinto colóquio foi premiado pela UFBA em edição bilíngue (português-francês) com 1000 exemplares distribuídos em mais de 50 universidades brasileiras, latino-americanas, européias e africanas. O VI Colóquio corresponde ao IV do ciclo internacional intitulado “Fotografia e Arte Contemporânea” realizado pelo Grupo Internacional RETINA – Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes.
O VI Colóquio – O sensível contemporâneo - sedimenta e amadurece as pesquisas realizadas nesse período e estreita as relações entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA (PPGAV) e a Universidade de Paris 8, através da troca de conhecimentos e intercâmbios de professores, da participação de pesquisadores, artistas e da comunidade, trazendo para a academia novas formas de refletir analogias para a pesquisa científica nas artes, na história, na filosofia e na educação.
Todas as discussões proporcionadas pelas conferências, exposições, mini-cursos, oficinas e debates estão centrados nos seguintes questionamentos:
- compreender o sensível hoje através do estudo dos elementos dos corpos múltiplos, da influência da globalização, dos transportes e das mudanças nas velocidades das ações e nas novas tecnologias de informação através da interação das artes com a tecnologia e com a "ciência das representações" do mundo;
- analisar as relações entre corpos contemporâneos, globalidade e a compreensão do conceito de contemporâneo no campo do sensível, nas artes e no pensamento filosófico;
- problematizar questões que envolvem nossas inquietações enquanto pesquisadores, professores, educadores, cidadãos e artistas culminando em discussões, saberes e práticas em torno da arte como condição de dependência sistêmica e o sensível como construção de identidades em meio às diferenças e diversidades da nossa condição contemporânea.
Será o contemporâneo no tempo o que a globalização é para o espaço? Qual a separação entre o controle do corpo e o sensível contemporâneo? Como o Contemporâneo se globaliza e suas relações com o estado de lugar e com o tecnológico? O que significa o contemporâneo no sensível do lugar e o sensível contemporâneo no global?
O VI Colóquio Franco-Brasileiro de Estética contará com um alto nível de debatedores, palestrantes e conferencistas que se desdobrarão em grupos de trabalho, mesas de debate, mini-cursos e oficinas. Para o colóquio já estão confirmados importantes pesquisadores de outros estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, etc), latino-americanos (Colômbia, Chile, Equador, Argentina), vários baianos e, sobretudo, franceses, incluindo o filósofo e crítico de arte François Soulages, líder de um dos grupos de pesquisa mais importantes da Europa - Arts des images & art contemporain (AIAC) e do musicólogo Daniel Durney – músico, compositor e diretor do Departamento de Musicologia da Universidade de Bourgogne e Presidente do Conselho Nacional das Universidades (CNU) na França.
Os trabalhos serão iniciados com a conferência do professor Soulages a ser realizada no auditório da Reitoria da UFBA, no dia 01/06, às 18h, seguido do lançamento da exposição internacional de fotografias “O sensível contemporâneo” - enfatizando a sensibilidade e afetividade de corpos autobiográficos e a força da imagem contemporânea potencializada pelo olhar de artistas/fotógrafos franceses e baianos - e coquetel de abertura do evento.
Fica aqui nosso convite para que possamos construir, coletivamente, essas e outras inquietações sensíveis entre uma multiplicidade de direções. Sejam todos bem-vindos ao VI Colóquio Franco-Brasileiro de Estética – O sensível contemporâneo!
|
|